Conquistar o apartamento próprio é o sonho da maioria dos brasileiros. Porém, muitos ainda acreditam que essa conquista esteja muito distante de suas realidades e chega a ser quase “impossível”.
No entanto, é possível sim adquirir um imóvel ganhando pouco. Para isso, é necessário realizar uma organização financeira eficaz e ter muito foco no objetivo final, com a consciência de que muitas coisas mudarão em sua rotina.
No artigo de hoje, mostraremos algumas dicas de como se planejar e economizar dinheiro para a compra do seu apartamento dos sonhos. Vamos nessa?
Avalie suas finanças
Conhecer a fundo a sua realidade financeira é primordial para começar a economizar dinheiro. Para isso, coloque todos os seus gastos no papel: o valor do seu aluguel, contas fixas como água e luz, despesas do supermercado.
Para esse momento, é bom reservar um momento para analisar detalhadamente os seus gastos. É importante inserir, inclusive, gastos com coisas pequenas, como o lanche do Fast Food que você costuma comer aos fins de semana ou o doce que compra diariamente no trabalho. Assim, você pode verificar o que pode ser cortado ou reduzido temporariamente.
Esses gastos supérfluos, a princípio, podem parecer algo sem importância. Porém, toda economia nesse momento é bem vinda para a conquista do objetivo final.

Quite suas dívidas
Após anotar todos os seus gastos, é importante se organizar para fazer a quitação das suas dívidas. Dê prioridade a pagar os cartões de crédito, pois esses podem duplicar de valor devido aos juros e encargos dos bancos.
Após quitar todos os seus débitos, é recomendável reduzir ou parar com o uso do cartão de crédito, a menos que não haja outra opção. Assim, você pode guardar dinheiro sem se preocupar com a fatura comprometida do próximo mês.
Organize-se com prazos
Busque traçar metas de qual valor você pretende arrecadar e em quanto tempo. Assim, você consegue fazer uma organização precisa de quanto precisa economizar mensalmente para atingir o objetivo desejado, no tempo estipulado.
Para esse item, é importante que você avalie a sua realidade – e a de quem irá compor a renda com você, caso houver – para que seja algo que esteja dentro do seu orçamento e seja possível de cumprir, sem te deixar “apertado”.
Busque uma renda extra
Caso você perceba que com os seus ganhos e gastos atuais, levará muito tempo para guardar o valor necessário, uma boa alternativa é buscar formas de conseguir renda extra.
Atualmente, existem diversas possibilidades de trabalho, inclusive de forma remota, para quem busca uma forma a mais de conseguir dinheiro. Caso essa não seja a sua preferência, também é possível vender doces, itens artesanais ou oferecer seus serviços em plataformas de freela.
Afinal, todo e qualquer dinheiro nesse momento é bem vindo, não é mesmo?

Acompanhe nossas redes sociais
Em nossas redes sociais, você encontra diversos conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração e também fica por dentro de nossos lançamentos e atualizações das obras. Quem sabe o seu apê não esteja na Arpre?