Está finalizando a decoração dos ambientes internos do seu imóvel e não consegue decidir entre cortinas ou persianas para utilizar nas janelas?
Para possuir mais privacidade, acolhimento e proteção dos raios solares aos móveis, é indispensável a utilização de cortinas ou persianas, além disso, enquanto auxiliam na decoração, elas também controlam a temperatura e a entrada de luz dentro da casa, apartamento ou escritório.
Existem diversos modelos no mercado, do mais simples ao mais sofisticado, cada opção oferece vantagens e desvantagens, por isso, você deve levar em consideração as características do ambiente e dos moradores do imóvel. Dessa forma, confira a seguir algumas informações que separamos para te auxiliar a decidir o melhor modelo para as suas janelas.
Cortinas

As cortinas são as mais populares e geralmente combinam com quem prefere uma decoração mais clássica, tradicional, romântica ou rústica. Isso acontece por serem fabricadas com tecido, como por exemplo linho, cetim ou seda.
Além disso, combinam com locais mais espaçosos e com janelas grandes, caso você goste de criar e misturar tendências, essa é uma ótima opção. Já que possuem uma extensa variedade de tecidos, volume, textura, cores e modelos, o que permite diversas possibilidades para uso.
Para um ambiente mais iluminado, dê preferência para cortinas produzidas em tecidos finos, como o voil ou a seda, dessa forma, bloqueiam parcialmente a luz externa.
Para salas e quartos, a cortina plissada é uma ótima pedida, uma vez que traz sofisticação e delicadeza ao ambiente. Não esqueça de analisar a transparência do tecido antes de realizar a compra, já que alguns tecidos, como o voil, cobrem parcialmente a luminosidade, não sendo muito indicado para quartos.
Se você deseja um efeito sofisticado e mais extravagante, as cortinas mais pesadas são boas opções. São produzidas em tecidos mais encorpados, auxiliando com a diminuição da luz solar dentro do ambiente.
Vantagens
– Cortinas possuem diversos valores, as mais simples costumam ter um valor mais acessível do que as persianas;
– Fácil manutenção, já que a lavagem pode ocorrer em casa. Basta tirar e colocar na máquina de lavar;
– Combinam com todos os tamanhos de janelas, desde as pequenas às grandes.
– Oferecem um bloqueio completo da entrada de luz.
Desvantagens
– Ocupam mais espaço no ambiente.
– Sujam e acumulam poeira com mais facilidade, não sendo indicada para pessoas alérgicas.
– Não são recomendadas para ambientes úmidos e que acumulam gordura, como cozinhas e banheiros.
– Podem rasgar ou manchar com mais facilidade, principalmente devido a ação de crianças ou animais de estimação.
Persianas

Assim como as cortinas, as persianas também são encontradas em diversos modelos e preços. Se você gosta de uma decoração mais moderna e no estilo minimalista, essa pode ser a opção perfeita.
As persianas tendem a combinar mais com lugares neutros, mas são indicadas tanto para ambientes residenciais quanto comerciais.
O modelo rolô é um dos mais comuns e possibilita a produção sob medida, com uma grande diversidade de materiais e texturas disponíveis, esse tipo de material controla o calor sem impedir a entrada de luz natural ou ventilação. Os modelos blackout são ideais para quartos, já que conseguem vedar quase que completamente a iluminação exterior.
Apesar de manter a privacidade do ambiente e ter a capacidade de regular a entrada de ar e luz, as persianas são um pouco limitadas no quesito possibilidades e atrapalham a visão para a área externa.
Vantagens
– Instaladas em todos os cômodos;
– São ideais para espaços pequenos e apartamentos;
– Ideal para pessoas com problemas respiratórios ou alérgicas;
– Não acumulam tanta poeira como as cortinas e podem ser limpas com mais facilidade.
Desvantagens
– Valor costuma ser mais caro, se comparado com as cortinas;
– Possuem um tamanho padrão, sendo assim, em determinados espaços talvez seja necessário fazer sob medida;
– Muitas persianas em uma única janela não é algo prático no momento de abrir ou regular a entrada de luz;
– Podem exigir cuidados específicos para sua durabilidade, o que demanda custo extra ao decorrer do tempo;
– Dependendo do material em que for produzida, causa barulhos e ruídos.
Conheça nossas redes sociais!
Esse artigo foi útil? Se sim, acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!
