O calor chegou com tudo, e nesses momentos, praias e piscinas são as nossas maiores aliadas. No entanto, em algum momento é preciso voltar para casa e enfrentar o desconforto térmico do ambiente. Mas não se preocupe: se você está procurando formas deixar o seu apartamento mais fresco, no texto de hoje você encontra – mesmo sem o uso de ar condicionado.
1- Água é essencial!
Para fugir do calor, a água será sua melhor amiga! Por isso, uma boa opção é investir em uma fonte para deixar o seu apartamento mais fresco. Umidificadores e climatizadores também são ótimas alternativas.
Caso você não tenha nenhum desses itens – e não possa comprá-los no momento – uma dica é espalhar toalhas molhadas ou baldes pelos cômodos, ou colocar uma garrafa de água na frente do ventilador. Todas essas opções auxiliam na redução do calor.
Se você é um amante de plantas, elas também podem ajudar! Além de decorar o ambiente, as plantas liberam água através do seu processo de respiração, fazendo com que sejam umidificadores naturais. Nesse caso, é ainda melhor escolher plantas que não precisam de terra. Assim, o vaso funcionará como espelho d’água.
2- Guarde tecidos pesados
Nos dias frios, costumamos revestir o apartamento com tapetes mais grossos, mantas de sofá e cortinas, para deixar o ambiente aquecido. Portanto, para torná-lo mais fresco, é essencial guardar esses itens temporariamente e trocá-los por opções decorativas mais leves.
No calor, os tecidos mais recomendados são os produzidos com fibras naturais, como os de algodão e linho. Isso é válido principalmente para lençóis e fronhas usadas no quarto. Ao escolher um material mais leve, suas noites de sono serão melhores e a sua ventilação corporal será favorecida. Afinal, o corpo humano costuma transpirar durante o sono.
3- Opte por pisos frios
Você sabia que pisos como cerâmica e porcelanato podem regular a temperatura do seu apartamento? Esses materiais mantém as temperaturas do ambiente mais amenas, tornando-o mais agradável nos dias quentes.
Além disso, eles também são conhecidos por serem mais fáceis de limpar, diminuindo a poeira e microrganismos. Portanto, se for possível, uma dica é escolher pisos desses materiais para o seu apê.
4- Use lâmpadas LED
As lâmpadas também interferem nas temperaturas do seu apartamento. Por isso, sugerimos que você mantenha as luzes apagadas durante o dia e aposte na entrada de luz natural – deixando as janelas abertas.
Durante a noite é necessário o uso de luzes artificiais, e nesse caso a melhor opção é substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Elas não esquentam e, como um bônus, gastam menos energia elétrica, sendo benéfica para o seu bolso e para o meio ambiente.
Conheça nossas redes sociais!
O artigo foi útil? Se sim, acompanhe a Arpre nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!
