Você sabia que é possível utilizar o seu FGTS para financiar um imóvel? Essa tem sido a alternativa mais escolhida por trabalhadores de carteira assinada que estão em busca de abandonar o aluguel e conquistar o imóvel próprio.
Por isso, no artigo de hoje te mostraremos as diversas formas de como utilizar o seu FGTS na conquista do seu apartamento ou casa dos sonhos.
Vamos nessa?

O que é o FGTS?
Antes de tudo, vamos ao conceito: o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado pelo governo federal para fornecer uma reserva de dinheiro ao trabalhador de carteira assinada. Mensalmente, a empresa deposita um valor correspondente a 8% do salário do trabalhador, sem descontos no contracheque.
Sua função é servir como uma garantia financeira para este trabalhador caso seja demitido. Assim, o acúmulo dos valores depositados mensalmente ficam retidos em uma conta, e só são liberados em situações específicas, como rescisão de contrato de trabalho; falecimento do titular; aposentadoria e compra de imóveis.
Como saber se tenho direito ao FGTS?
Os funcionários que têm direito ao FGTS são:
- Trabalhadores CLT;
- Trabalhadores rurais;
- Empregados domésticos;
- Atletas profissionais;
- Trabalhadores intermitentes;
- Trabalhadores temporários;
- Safreiros (que trabalham apenas em período de colheita);
- Trabalhadores avulsos (aqueles que prestam serviços a mais de uma empresa sem vínculo empregatício, mas possuem contrato com o sindicato).

Quais são os requisitos para utilizar o FGTS para o financiamento imobiliário?
- Ser brasileiro/naturalizado;
- Ter 3 anos de carteira assinada (no mínimo);
- Não ter pendências no SERASA ou SPC;
- Não ter outro imóvel no seu nome na mesma região do novo imóvel que será financiado;
- Ter renda mensal suficiente para arcar com as parcelas do imóvel (30% da renda livre para o financiamento);
- Não ter outro financiamento em andamento pelo SFH;
- A compra deve ser exclusivamente para fins de moradia do comprador.
Quais os requisitos para o vendedor?
Para a pessoa que irá vender o imóvel, também há requisitos. É essencial que o vendedor não tenha processos em andamento no momento em que for vender. Em principal, na Justiça da Família ou Trabalhista.
Quais imóveis estão elegíveis?
Os imóveis que permitem o uso do FGTS em seu financiamento devem seguir alguns requisitos, como por exemplo:
- Ser uma moradia urbana;
- Deve custar até 1,5 milhão;
- Pode ser novo ou usado;
- Não pode ter pendências por dívidas;
- Não pode ter sido comprado com o uso do FGTS nos útlimos 3 anos.
Além disso, imóveis na planta e/ou em construção não estão elegíveis. É necessário que o imóvel esteja pronto para morar. Afinal, para o saque ser utilizado nesses casos pede-se que o empreendimento tenha registro público, o que não acontece nos imóveis que estão em construção.
Quais documentos são necessários para o saque do FGTS?
Para realizar o saque do FGTS, você precisará apresentar os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Certidão de matrícula;
- Carteira de Trabalho;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- IPTU da casa ou apartamento que será comprado.
Caso seja necessário, outros documentos para comprovação podem ser solicitados no momento do saque, afirma a advogada Daniela Araujo Espurio.
Como o saque é realizado?
Para que o trabalhador faça o saque do FGTS para utilizar no Financiamento Imobiliário, é necessário notificar o agente financeiro, que informará à Caixa. Após a autorização o valor será repassado imediatamente para a conta bancária do vendedor do imóvel, e não na conta do trabalhador.
Como usar o FGTS no Financiamento Imobiliário?
É possível utilizar o seu FGTS no Financiamento Imobiliário de duas formas. Para quem tem um maior saldo disponível, pode utilizar para a quitação completa do imóvel, o que chamamos de “amortização do saldo devedor”.
Já para quem não tem saldo suficiente para fazer a quitação completa, há a opção de quitar apenas uma parte da dívida, reduzindo o valor mensal das parcelas posteriores. Assim, é possível usar o FGTS para reduzir as mensalidades por um período de 12 meses consecutivos. Nessa opção, é possível refazer este processo novamente após 2 anos.
Por fim, é possível realizar o sonho da casa ou apartamento próprio com o uso do FGTS desde que o imóvel, o comprador e o vendedor cumpram os requisitos da Caixa Econômica Federal citados acima.
Vale ressaltar, também, que quanto maior o tempo de carteira assinada do trabalhador, maior o valor disponível em seu Fundo de Garantia para retirada, o que auxilia ainda mais na amortização do financiamento.
Outro ponto importante é que o rendimento do FGTS é baixo, não acompanhando a inflação. Com isso, ele se torna ainda mais vantajoso para o financiamento de um imóvel.

Conheça nossas redes sociais!
Agora que você já sabe como utilizar o seu FGTS no financiamento de um imóvel, acompanhe as redes sociais da Arpre e conheça nossos empreendimentos residenciais. Quem sabe o seu lar dos sonhos não esteja aqui?