Um sentimento comum entre os donos de Pet é a preocupação com que seus móveis ou eletrodomésticos sejam estragados. Afinal, é normal que o bichinho queira brincar com tudo o que vê pela frente, principalmente se forem filhotes. Ou, em caso de gatos, que queiram afiar suas unhas em sofás e acabar deixando-os arranhados.
Porém, com algumas adaptações, é possível deixar os móveis do seu apartamento a salvo sem abrir mão da diversão e conforto do seu animal de estimação.
Primeiro, é importante saber o que leva o seu Pet a ter essas atitudes. Geralmente, é por muita energia acumulada ou por estresse. Portanto, tirar um tempo para dar atenção e brincar com ele é uma boa forma de gastar essa energia ou acalmá-lo. Caso tenha uma rotina corrida, busque deixar brinquedos espalhados pela casa para que eles se distraiam enquanto você não está.

Cuidados para os seus móveis
Para começar, é necessário entender que os animais marcam território. Logo, quando arranham, mordem ou demarcam o local de alguma forma, o cheiro deles fica impregnado. O que faz com que sintam necessidade de reforçar ao perceberem que o odor está saindo.
Portanto, busque usar produtos específicos nos sofás e demais itens para expulsar o cheiro e torná-los desinteressantes para o seu bichinho.
Sprays a base de litro de álcool de cereais podem ajudar, também, a fazer com que o seu cachorro pare de morder seus móveis. Borrife uma vez ao dia nos objetos que ele costuma morder.

Gatos e o Sofá
Para os gatos, arranhadores são uma ótima opção para que eles abandonem os seus estofados. Aposte em um que seja estável – sem perigo de cair, e coloque ao lado do móvel que ele geralmente utiliza para arranhar.
Se houver mais de um felino em casa, cada um precisa ter o seu próprio arranhador, afinal essa é uma das formas que eles marcam território – além de servir como diversão. Como é um item novo, estimule seu bichinho a usá-lo até que ele crie o hábito.

Cães e Jornais
Muitos donos de pet reclamam pelo fato do cãozinho fazer as necessidades em móveis ou até mesmo no chão da casa. Nesse caso, quando o treino é feito desde filhote, tende a ser mais fácil. Mas mesmo cachorros mais velhos são capazes de aprender a utilizar jornais.
Primeiro, é importante definir o local em que o jornal vai ficar e não mudar, pois um lugar fixo auxilia no aprendizado. Dê preferência a um lugar distante de onde se alimentam e dormem.
Controle a quantidade de refeições, pois isso ajuda a saber quando eles vão evacuar. Para filhotes, o ideal é que comam 3 vezes por dia. Para os adultos, 2.
Durante a adaptação do Pet, você pode utilizar couro sintético que é recomendado por não absorver umidade nem odores. Outra opção é o tecido suede, que é resistente a umidade e fácil de limpar.
Acompanhe nossas Redes Sociais
O conteúdo foi útil? Se sim, continue nos acompanhando em nossas redes sociais. Publicamos temas do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualizações de obras e muito mais.