Descubra o mais vantajoso!
No processo de compra de um imóvel, muitos pontos devem ser levados em consideração – a localização, a quantidade de cômodos, a qualidade estrutural e muito mais.
No momento em que tudo isso é avaliado e o comprador está convencido a fechar negócio, vem uma das partes mais importantes: a forma de pagamento. Para escolher a ideal para você, é preciso levar em consideração a sua situação financeira e o objetivo do investimento.
Dentre os mais conhecidos, estão o financiamento com o banco e o financiamento com a Construtora responsável pelo projeto. Está em dúvida de qual é melhor? Continue lendo o artigo, que mostraremos as vantagens de cada opção.
Financiamento com a Construtora – Quais as vantagens?
Nessa opção de financiamento, o pagamento é feito diretamente para a Construtora, sem a intermediação do banco na negociação. Nessa modalidade, há as seguintes vantagens:

Maior flexibilidade
Ao optar por financiar com a Construtora há maior flexibilidade nas formas de pagamento. Afinal, por haver o interesse de vender muitas unidades, é natural que existam formas de facilitar o processo de compra. Sendo assim, é possível negociar o pagamento, taxas e comprovação de renda. Além de flexibilizar prazos e ter a possibilidade de parcelar a entrada.
Essa flexibilidade também é destinada às empresas, que com a Construtora têm a possibilidade de financiar um imóvel pelo sistema SFH (Sistema Financeiro de Habitação), o que não é possível em bancos, que só permitem para pessoas físicas. Portanto, se você é uma pessoa jurídica e deseja investir em imóveis, o financiamento com a Construtora é a única opção viável.

Imóvel na planta
No financiamento direto com a Construtora há a possibilidade de comprar o imóvel ainda na planta. Já em um financiamento bancário, geralmente são aceitas apenas obras finalizadas.

Menos burocracia
O financiamento direto com a Construtora costuma ter menos burocracia na aprovação da documentação exigida. Inclusive, é solicitado menos documentos e certidões do que instituições bancárias, podendo ser apenas RG, CPF e comprovante de residência.
Como dito anteriormente, a empresa possui um grande interesse em fechar vendas, então o processo é mais ágil e facilitado.
Financiamento com o banco – Quais as vantagens?
No financiamento bancário, o cliente pode optar tanto por um imóvel novo quanto usado. O banco financia de 75% a 80% do valor, variando de acordo com o relacionamento do comprador com a Instituição Financeira. Confira as principais vantagens:

Uso do FGTS
No financiamento bancário, um dos principais diferenciais é a possibilidade de utilizar o FGTS desde o início do processo de compra, como para dar a entrada do valor.
Nas construtoras, por outro lado, o uso do FGTS é restrito à amortização da dívida ou quitação do débito.
Se você quer saber mais sobre o uso do FGTS em um financiamento imobiliário, clique aqui.

Prazo maior para quitar o financiamento
Outra vantagem do financiamento bancário é o prazo maior para pagar o débito, podendo chegar até a 420 meses, ou seja – 35 anos. Esse é um dos principais fatores que levam o comprador a optar pelo financiamento com a Instituição Financeira.
Qual a opção ideal?
Para essa pergunta, não há resposta certa! Agora que você conhece as vantagens de cada tipo de financiamento, chegou o momento de analisar qual é mais vantajoso na sua situação. Afinal, vai depender de qual o seu objetivo e realidade financeira.

Conheça nossas redes sociais!
Esse artigo foi útil? Se sim, acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!