Está tendo dificuldade para vender o seu imóvel? Se sim, saiba que os seus problemas estão perto de chegar ao fim! No artigo de hoje, separamos algumas dicas para que você venda o seu imóvel de forma prática e, o mais importante: segura.
Desde já, é bom deixar claro que para conseguir fechar um negócio no ramo imobiliário, é preciso entender o que atrai os clientes, e buscar oferecer um valor justo – de forma que seja lucrativo para você e vantajoso para o cliente.
Continue lendo e saiba quais são as melhores formas de vender o seu imóvel.
O que é necessário para vender um imóvel?
Documentação em dia.
Antes mesmo de anunciar a venda do seu imóvel, é imprescindível que você garanta que todas as suas documentações estão em dia para efetuar a transferência de propriedade. Afinal, principalmente pessoas que entendem do mercado imobiliário buscam por propriedades regulares e sem pendências.
Além disso, se você quer vender o seu imóvel rápido, os potenciais compradores que têm “pressa” para adquirir uma nova casa ou apartamento irão buscar outras opções, caso percebam que o seu possui problemas.
Por isso, veja se há taxas de IPTU pendentes, se a propriedade está regular na justiça, se há disputas de herança, entre outros. Assim, você garante uma venda menos burocrática.
Quais documentos separar?
Para concretizar a venda, são necessários uma série de documentos (seus e também do imóvel). São eles:
- RG e CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Certidão de Feitos da Justiça do Trabalho;
- Certidão de Ações Reipersecutórias e Alienações;
- Certidão de Distribuidor Cível;
- Certidão Negativa de Ônus reais;
- Declaração de Pagamento do IPTU.
Além disso, você também precisa ter em mãos a escritura do imóvel feita em cartório, registrar a propriedade e elaborar um contrato de compra e venda.
Faça reformas, se necessário.
Verifique se o imóvel precisa de reformas antes de divulgar a venda. Afinal, dependendo do tipo de reparo necessário, pode levar mais tempo e demandar algumas “quebradeiras” no local.
Veja a parte hidráulica e elétrica, assim como pequenos detalhes que possam passar despercebidos. Como a qualidade das maçanetas, portas, janelas e pisos. Assim, o comprador percebe o cuidado do proprietário com o imóvel, o que causa mais credibilidade e aumenta a chance de venda.
Deixe o ambiente limpo.
Dizem que a primeira impressão é a que fica. Portanto, certifique-se de que o seu imóvel esteja limpo e apresentável para receber visitas. Arrume todos os cômodos e procure proporcionar o “brilho no olho” ao comprador, para que ele consiga enxergar mais do que um imóvel, mas o seu futuro lar.
Durante as visitas, deixe as janelas abertas para que a luz natural entre. Assim, o potencial cliente verá que o imóvel é arejado – com uma boa entrada de luz e, também, circulação de ar.
Analise as propostas e negociações.
É possível que o preço que você estipulou não seja o que o comprador consiga pagar. Portanto, esteja aberto a negociações! É possível encontrar um meio termo que seja vantajoso para ambos.
Neste momento, não se esqueça de enfatizar todas as vantagens e diferenciais que o seu imóvel oferece. Vale de tudo – localização, qualidade estrutural, quantidade de cômodos, e até lembrar que a documentação está em dia; facilitando a negociação.

Conheça nossas redes sociais!
Esse artigo foi útil? Se sim, acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!