Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de ter um bem durável. Basta um dinheiro a mais no orçamento ou surgir uma oportunidade de crédito com o banco que que aparece a dúvida: Comprar carro ou apartamento?
Ambos são conquistas que desejamos , mas nem sempre é possível adquirir os dois de uma única vez. Trouxemos então algumas dicas para ajudar vocês nessa tomada de decisão.
Qual a diferença entre gasto e investimento?
Quando gastamos dinheiro, é porque estamos adquirindo algo ou pagando alguma coisa que não terá retorno. Embora pareça ser necessário, trata-se de um dinheiro perdido.
Já o investimento é um dinheiro aplicado em algo que vai render retorno no futuro, como por exemplo: comprar carro ou apartamento, adquirir títulos, aplicações bancárias e imóveis, às vezes pode até demorar, mas se for bem cuidado e acompanhado o dinheiro retorna.
Devo investir em um carro?
Hoje ter um carro é o sonho de muita gente, principalmente de quem mora em grandes cidades.
Com um veículo é possível se deslocar com qualidade e não precisa mais depender de transporte público. Esse é um investimento que pode trazer benefícios para a vida em curto prazo, pois sem um planejamento as coisas podem não sair como desejado.
Ao adquirir um veículo, é necessário ter preocupações constantes com: abastecimento, mecânica, pagar seguro, pagar IPVA, vistoria, entre outros gastos que podem aparecer no dia a dia.
Ademais, temos que ter consciência que nem sempre o preço do veículo vai está no valor que pagamos, em muitos casos o preço do mercado muda e assim acaba perdendo o valor de tabela.
Além disso, se for comprado por financiamento, o mesmo pode durar bem mais que o esperado, muita gente faz outro financiamento para trocar de carro, e assim acaba se tornando um gasto e não um investimento.
Devo investir em um apartamento?
A compra de um apartamento pode parecer um investimento maior e mais importante se comparado a aquisição de um imovél. E isso é VERDADE!Além de garantir uma moradia, o imovel dificilmente se desvaloriza.
Assim como qualquer outro investimento é preciso planejamento e cuidado na hora de investir em um apartamento. É importante ter planejamento para não gastar além do que pode e muita atenção nos detalhes do contrato de aquisição.
Mesmo tendo gastos com taxa de condomínio e manutenção básica do imóvel o retorno é garantido. A maioria das vezes o financiamento pode ser pago com o FGTS e amortizado com o passar do tempo poupando assim outros gastos.
Comprar carro ou apartamento: afinal, qual devo escolher?
Se está em dúvida entre comprar carro ou apartamento, é necessário pensar que o carro pode até proporcionar conforto e autonomia, porém o investimento pode acabar se tornando um grande problema, além disso sempre corre o risco de ter o veículo roubado ou danificado levando a ter um grande prejuízo.
O investimento de um apartamento pode até assustar muita gente, mas é uma escolha certeira para quem deseja ter um bem durável e uma estabilidade a longo prazo. Dificilmente o imóvel perde o valor, ainda mais se for bem localizado e bem cuidado.
Separamos abaixo uma tabela para comparar alguns gastos:

Por fim, pesquise, compare preços, não tenha vergonha de barganhar e, finalmente, coloque tudo em uma planilha. Assim você consegue conquistar seu sonho e manter-se seguro do investimento aplicado.
Agora, entre comprar carro ou apartamento, você sabe qual o investimento é melhor para seus objetivos?
Aqui na Arpre temos diversos imóveis para investimento seguro.