Após adquirir um novo imóvel com uma Incorporadora de confiança, uma das etapas mais esperadas pelas pessoas é a decoração. Afinal, é nesse momento que a casa ou apartamento ganha personalidade e traz a sensação de lar.
Muitos se preocupam com os valores que precisarão desembolsar com móveis novos e caros. No entanto, nem sempre isso é necessário! Caso você tenha móveis usados, é perfeitamente possível restaurá-los – basta ter paciência e um toque de criatividade.
Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas de como restaurar móveis usados e as principais vantagens dessa escolha.
Vantagens de restaurar móveis usados
O uso de móveis usados tem como principal vantagem o preço baixo. Afinal, caso você opte pela compra de um móvel usado que precise de reforma, o preço total será menor do que o valor de um novo.
Caso seja um móvel herdado pela família é ainda melhor. Pois você gastará apenas com a reforma, caso seja necessário. Neste caso, ainda há o valor sentimental e saudosista que o item carrega.
Por fim, optar pela restauração de móveis usados é uma atitude sustentável que auxilia o meio ambiente. Pois em vez de comprar algo novo, você está “revivendo” um móvel que muitas vezes ainda é útil e só precisa de alguns ajustes.
5 formas de restaurar móveis antigos
Quando falamos de restaurar móveis antigos, é possível optar por manter suas características originais ou transformá-lo. Na primeira opção, os reparos são feitos para valorizar e realçar seu visual de fábrica.
Na segunda, você irá mudar a aparência do item, podendo modernizá-lo. Nesse caso, a técnica utilizada será diferente.
Pintura
A pintura é uma das formas mais comuns de restaurar um móvel antigo. Uma ótima maneira de deixá-lo mais moderno e com mais personalidade é pintando com cores vívidas e vibrantes.
Antes de pintar, recomendamos que você faça a limpeza e lixe o móvel antes. E, para a tinta, boas opções são sprays, tinta esmalte e, caso o móvel seja de madeira, use uma tinta específica para este material.
Pátina
A pátina é uma técnica de restauração de móveis que também utiliza tinta. O seu objetivo é trazer um visual “shabby chic” (chique gasto) ao item. Ou seja, a pátina é para quem deseja um acabamento com aspecto envelhecido e rústico na peça.
Pátina
Outra maneira de reformar os seus móveis com tinta é com o estêncio. Essa técnica permite que você estampe o seu móvel utilizando apenas um molde e tinta.
Tendo um desenho em mente, você mesmo pode personalizar o seu molde de estêncil com papel adesivo e uma tesoura ou estilete. É uma ótima opção para customizar sua cômoda ou sapateira, por exemplo.
Decoupage
Com a técnica Decoupage, a proposta é fazer o recorte de papéis, tecidos ou adesivos e colá-los no móvel que vai ser restaurado.
Você pode utilizar uma mesma estampa ou mais de uma, que cria um “patchwork”. Uma boa opção, também, é cobrir apenas uma parte do móvel. Assim, ele terá uma estética única
Mudança de detalhes
Há também os móveis que não precisam de tantas mudanças. Nesse caso, a alteração de detalhes como a troca de puxadores, gavetas ou do estofado do sofá, por exemplo, já pode torná-lo novo de novo.
Restaurando móveis em casa
Já escolheu a técnica que vai utilizar para restaurar o seu móvel usado? Seja qual for a sua escolha, para esse momento é preciso seguir alguns passos, como:
- Fazer a limpeza do móvel – Para isso, tenha panos limpos e macios;
- Ter em mãos lixas com gramaturas diferentes – Elas serão necessárias para tirar a tinta/verniz e dar o acabamento necessário;
- Usar colas e massas próprias para madeira – Caso este seja o material do móvel
- Ter pincéis e rolos de pintura – Caso a restauração envolva tinta;
Por fim, mas não menos importante, utilize jornais para proteger o chão durante o processo.
Conheça nossas redes sociais!
O artigo foi útil? Se sim, acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!