Dentre todas dúvidas acerca do mercado imobiliário, uma muito comum entre os clientes é se é possível financiar mais de um imóvel, e se ambos os financiamentos podem ser feitos ao mesmo tempo.
E a resposta é sim. Você pode fazer mais de um financiamento imobiliário e, inclusive, de forma simultânea. Porém, assim como em qualquer financiamento, há uma análise criteriosa por parte do banco, para verificar o comprometimento da sua renda e a sua capacidade de efetuar o pagamento das parcelas.
Se você acredita que chegou o momento de financiar um segundo imóvel, este artigo é para você! Continue lendo e tenha respostas para todas as suas dúvidas sobre o tema.
Tenho um imóvel e quero financiar outro, é possível?
Como dito anteriormente: sim, é possível! Desde 2016, o financiamento de mais de um imóvel é permitido pela Caixa. Inclusive em casos em que o cliente ainda não quitou o primeiro.
Porém, ainda que seja permitido, o financiamento de um segundo imóvel deve ser pensado com calma e de forma planejada, para que não acabe se tornando um prejuízo.
Certifique que ambas as parcelas dos financiamentos não comprometam mais de 30% da sua renda mensal. Atente-se também a algumas restrições que o financiamento de um segundo imóvel apresenta, como no uso de programas habitacionais, que explicaremos em breve.
É importante ressaltar que não há um limite de financiamentos imobiliários por pessoa. É possível ter quantos quiser – desde que o cliente consiga arcar com o débito sem ultrapassar o limite de 30% do orçamento. Além disso, o segundo financiamento pode ser feito com um banco diferente do primeiro.
Como faço o financiamento de um segundo imóvel?
O processo de financiar o segundo imóvel é, na verdade, muito semelhante com o que você fez para adquirir o primeiro. Ou seja: é preciso realizar uma proposta à instituição financeira (com os mesmos documentos apresentados na primeira vez), aguardar a análise e assinar o contrato, caso seja aprovado.
A sua solicitação poderá ser negada caso a renda apresentada seja insuficiente para mais um financiamento.
Se você possui um imóvel quitado ou um financiamento ativo no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), poderá utilizar o seu FGTS em imóveis de até R$ 1,5 milhão. Para ver as condições do uso deste fundo, clique aqui.
Caso você tenha outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), não poderá utilizar o seu FGTS ao financiar pela segunda vez.
Fazer um segundo financiamento vale a pena?
Ao pensar em investir em um segundo imóvel, o mais indicado é que o primeiro já tenha sido quitado.
No entanto, se você possui renda suficiente para arcar dois financiamentos, é uma ótima possibilidade de investimento que poderá te trazer lucros futuros – caso opte por alugar um deles. Assim, as parcelas pagas pelo inquilino poderão ser utilizadas nas prestações pendentes do imóvel.
Porém, é importante que haja um planejamento minucioso antes de tomar essa decisão. Coloque na ponta do lápis todos os custos que estarão envolvidos, as taxas atuais (Selic e IPCA), e avalie se o investimento será positivo no seu momento atual.

Conheça nossas redes sociais!
O artigo foi útil? Se sim, acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!