Financiamento atrasado – O que fazer?

Financiamento atrasado

Para a conquista da tão sonhada casa própria, a maioria dos brasileiros opta pelo financiamento imobiliário. Porém, mesmo com um bom planejamento financeiro, imprevistos acontecem e podem fazer com que as pessoas atrasem suas parcelas: emergências médicas, desemprego involuntário, entre outros.

No entanto, o atraso no pagamento das parcelas traz consequências. Pensando nisso, no post de hoje trouxemos o que pode acontecer no caso de financiamento atrasado e como agir nessa situação. Continue lendo e saiba mais!

Quantas parcelas do financiamento posso atrasar?

A quantidade de parcelas que você pode atrasar no financiamento imobiliário varia, sendo necessário consultar todas as cláusulas do seu contrato. Porém, segundo a lei brasileira, o banco pode notificá-lo sobre a possível perda do imóvel com três parcelas atrasadas (90 dias de atraso). Após esse período, seu imóvel pode ser colocado à venda por meio de leilão.

Quais são os riscos de ter um financiamento atrasado?

Aumento do valor com juros e multas

Assim como as faturas de cartão de crédito, ao atrasar apenas uma prestação do seu financiamento imobiliário são aplicados juros e multas, elevando o valor do imóvel que foi definido durante a compra.

Caso os atrasos ocorram com frequência, a somatória dos juros podem resultar em valores muito altos, fazendo com que o morador não tenha mais condições de pagar. Para que isso não aconteça, recomendamos que você escolha um financiamento que tenha parcelas compatíveis à sua realidade e que caibam no seu bolso.

Sujar o nome

O pagamento de débitos em dia é um dos fatores mais importantes para não ficar com o nome sujo. E isso não é diferente quando falamos sobre o pagamento de prestações de um financiamento – o atraso pode fazer com que o seu nome seja cadastrado em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Quando isso acontece, instituições financeiras, bancos e empresas podem ter acesso a essa informação. O que pode ocasionar em uma recusa do banco caso solicite um empréstimo para quitar a sua dívida. Afinal, ele verá o cliente como um mau pagador.

Perda do Imóvel

Como dissemos anteriormente, muitos imprevistos podem levar as pessoas a não conseguirem pagar o financiamento imobiliário. No entanto, uma das possíveis consequências desse atraso é a perda do imóvel.

Para quem é adepto ao programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, caso atrase três prestações, pode perder a inscrição no projeto. Porém, não se desespere! Geralmente, os credores oferecem formas de negociar e auxiliar na quitação da dívida antes de tomar o imóvel.

Como negociar as parcelas atrasadas do meu financiamento?

Você sabia que caso você não consiga pagar as parcelas, é possível pedir para transferir as parcelas pendentes ao saldo devedor (aumentando as próximas prestações) ou aumentar o prazo para efetuar o pagamento?

Para isso, será necessário entrar em contato com o banco e explicar a sua situação atual e o porquê de não estar conseguindo pagar as parcelas. Caso você tenha um bom histórico com o seu banco, terá mais chances de o acordo ser aceito.

No entanto, caso seja recusado, não desanime! Também é possível fazer a portabilidade do seu financiamento para outro banco que aceite essa condição e ofereça melhores opções de pagamento da dívida. Ao informar o interesse em trocar de banco, é possível que o seu atual aceite a proposta para não perdê-lo como cliente.

Como ter seu financiamento em dia?

O segredo para ter o financiamento imobiliário em dia é, sem dúvidas, um bom planejamento financeiro. Controle todo o dinheiro que entra e sai mensalmente, e guarde uma parte para emergências – dessa forma, você não precisará utilizar o valor do financiamento para eventualidades.

Caso perceba que o valor que você recebe atualmente não supre suas necessidades e as prestações do financiamento, procure uma forma de renda extra.

Por fim, organize-se para pagar suas parcelas com pelo menos um mês de antecedência. Dessa forma, a chance de dores de cabeça futuras diminui.

Conheça nossas redes sociais!

O artigo foi útil? Se sim, acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!

Cadastre-se abaixo para conhecer os empreendimentos Arpre

    Gostou? Deixe o seu Comentário:

    Cadastre-se abaixo para conhecer
    os empreendimentos Arpre

      Alameda Araguaia, 2.104, 25º andar, Alphaville Industrial, Barueri/SP

      ARPRE - 2020 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

      Espere mais um pouco

      Você não pode ir embora antes de conhecer as nossas condições especiais de pagamento. Realize o sonho de adquirir seu apê conosco!