Ao escolher um novo imóvel, o momento da visita é um dos mais decisivos. Isso porque, mesmo que o corretor já tenha enviado fotos e vídeos do apartamento durante os primeiros contatos, nada se compara a experiência de vê-lo com os seus próprios olhos.
No ato da visita, você vê ao vivo e a cores cada cômodo, avalia a infraestrutura, o bairro, e por fim analisa se o conjunto de tudo o que foi observado realmente supre as expectativas do que você procura em um lar. Afinal, essa é uma decisão que mudará a sua vida.
Portanto, é importante que durante a visita ao imóvel você fique bem atento a cada detalhe e não deixe nada escapar. E, pensando nisso, trouxemos alguns fatores para prestar atenção nesse momento.
Vamos nessa?
Observe os Arredores
Durante uma visita, o interior do apartamento não é a única coisa a ser avaliada. Ao chegar no local, avalie o bairro, converse com moradores a respeito da segurança e movimentação do local. Dessa forma, você terá opiniões imparciais e verdadeiras de quem vive na região.
Neste item, é recomendado que você vá ao bairro em diferentes horários e dias, para ver como é a rotina do bairro em períodos diversos. Se aos fins de semana ou durante a noite há muito barulho, por exemplo.
Além disso, você deve reparar se o local escolhido combina com o seu estilo de vida. Caso tenha uma rotina corrida em que você mal fica em casa, por exemplo, é ideal morar próximo a pontos de ônibus e terminais de trem. Assim como se tem uma vida badalada, pode preferir bairros que contam com bares, restaurantes e demais locais para lazer.
No entanto, se preferir tranquilidade, pode preferir um imóvel mais afastado dos grandes centros urbanos e comércios. Bairros com um estilo mais “residencial”, próximo a parques e praças podem ser uma boa pedida.
Por isso, avaliar o bairro em que o empreendimento se localiza é tão importante.

Avalie a Infraestrutura
A infraestrutura é outro ponto importante a ser avaliado durante a visita. Observe a parte hidráulica e elétrica, principalmente, que são essenciais para uma vida de qualidade para você e a sua família.
Além disso, também preste atenção na qualidade das paredes (se há marcas escuras que indicam infiltração) e pisos (se há acúmulo de pó); teste chuveiros/privadas e torneiras caso haja; observe a tonalidade da água – caso estiver vermelha, pode significar que a tubulação é antiga.
Meça os Cômodos
Os cômodos são uma parte importantíssima, principalmente para quem deseja reutilizar móveis. Avalie a dimensão de cada um deles, e busque medir tanto os cômodos quanto a mobília que deseja inserir neles (para isso, leve uma trena no dia da visita). Nessa etapa, também é importante medir as portas, para ver se os móveis passarão por elas.
Seguindo essa dica, você evita surpresas desagradáveis na hora da mudança – como perceber que a cama ou guarda-roupas não cabe no quarto ou não passa pela porta de entrada, por exemplo.
Faça perguntas!
É isso mesmo. Durante a visita, muitas questões irão pairar sobre a sua cabeça. Você pode achar que algumas não são importantes, mas todas são. Por isso, não tenha vergonha de perguntar tudo o que quer saber. Pergunte se é possível realizar mudanças na infraestrutura, caso queira; sobre as regras do condomínio; e tudo o que achar necessário nesse momento. É importante que você saia da visita decidido, e não com dúvidas pendentes.

Acompanhe nossas redes sociais.
O artigo foi útil para você? Se sim, siga a Arpre nas redes sociais! Por lá, postamos conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração e organização, além de informações sobre nossos empreendimentos e atualizações das obras. Quem sabe o seu lar dos sonhos não esteja aqui?