Na hora de escolher o imóvel ideal, é normal que surjam muitas dúvidas. Uma das mais comuns é: “qual o melhor andar para comprar um apartamento?”
Mas, vou te contar um segredo: Não existe uma resposta certa para esta pergunta. Isso porque todos os andares têm os seus prós e contras, sendo necessário analisar quais as suas necessidades para definir qual andar se adapta melhor a elas.
Por isso, neste artigo listaremos os principais fatores a serem observados para te ajudar nessa escolha – e, assim, poder ter uma vida de qualidade. Vamos nessa?

Acessibilidade
A acessibilidade é um fator extremamente importante na escolha de um apartamento. Principalmente quando falamos de grupos específicos como idosos, crianças e/ou pessoas com deficiência de locomoção.
Pensando nisso, mesmo que a maioria dos edifícios residenciais atualmente contem com elevadores, é necessário pensar em possíveis imprevistos – como a falta de energia – que podem fazê-los parar de funcionar.
Nesses casos, andares mais baixos são uma ótima escolha, por apresentarem maior acessibilidade.

Vista da janela
Durante as visitas ao empreendimento, observe qual a visão de diferentes andares. Caso a região seja mais urbana e rodeada por outros prédios, esse fator pode não variar muito.
No entanto, se a região for arborizada e contar com praças, parques e lagos, andares mais altos podem trazer uma vista privilegiada para o seu dia a dia.
Por outro lado, escolhendo andares mais baixos você também pode contar com uma visão estratégica das áreas de lazer, sendo uma boa escolha para quem tem filhos – assim, é possível ficar de olho enquanto eles curtem o playground ou a piscina.
Privacidade
A privacidade é um dos principais atrativos das pessoas ao adquirirem apartamentos. Porém, isso varia de acordo com a proximidade do empreendimento com outros prédios do bairro.
Caso os outros edifícios tenham uma altura parecida e fiquem próximos ao seu, será possível ver outros moradores, assim como ser visto por eles. Nesse caso, escolher andares mais altos seria o ideal. Essa escolha contribui também na segurança da sua família, deixando-os distantes de árvores e muros.

Analise os preços
Sabemos que os preços também são um fator importante na escolha do andar do seu apartamento. Em média, os imóveis situados em andares mais baixos são 30% mais baratos quando comparados aos de andares altos. Isso se dá devido a preferência das pessoas pelos andares mais altos – principalmente pela vista privilegiada.
Portanto, caso esse não seja um fator importante para você, escolher um andar mais baixo fará com que você economize dinheiro.

Acompanhe nossas redes sociais
Se esse conteúdo te ajudou, continue acompanhando a Arpre nas redes sociais. Nelas, você encontra conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração e organização financeira, além de atualizações de nossos apartamentos.