A compra da primeira casa ou apartamento é uma das ocasiões mais importantes da vida adulta. Por isso, deve-se ter em mente que os gastos vão além do valor total do imóvel e saber que é necessário se planejar com antecedência.
Comprar um imóvel envolve diversos processos burocráticos, tanto para dar entrada quanto ao decorrer da relação contratual. Pensando nisso, separamos para você os principais gastos para se atentar antes de fazer esse investimento, confira a seguir:
ITBI
O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é uma taxa referente a transferência de uma unidade imobiliária para o nome de outra pessoa. Geralmente, o comprador é o responsável por realizar o pagamento deste imposto.
Cada prefeitura fica responsável por determinar o valor desse tributo, e baseia-se também no valor de transação, conforme a lei do município onde o imóvel está localizado.
Apesar da obrigatoriedade do ITBI, em alguns casos pode ocorrer a possibilidade de isenção deste tributo. Isso acontece quando a transferência da propriedade, o valor do imóvel ou a cessão de direitos é realizada para o capital social de uma empresa.

Escritura
A escritura pública é um documento realizado no cartório, seu objetivo é comprovar o acordo ou ato jurídico entre o vendedor e o comprador. O valor da escritura é variável e vem da soma de outros tributos menores.
Caso você compre o seu imóvel à vista, a escritura precisa ser assinada na presença de algum oficial do Cartório de Notas, como o tabelião ou escrevente. No caso do financiamento bancário, o próprio contrato com o banco vale como uma escritura.

Registro
O registro de imóvel é um documento emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis, e seu objetivo é comprovar quem é o proprietário do imóvel. É somente com ele que você terá a propriedade do imóvel, se tornando também o responsável legal pelas taxas e impostos.
É importante lembrar que cada estado possui a sua própria tabela de custos para realizar o registro de um imóvel, logo, o preço costuma variar de acordo com o valor da transação.

Gastos com manutenção e reformas
Caso você opte por fazer a reforma antes da mudança, adicione o orçamento da obra aos custos de compra do imóvel. E para mantê-lo em bom estado, considere se organizar financeiramente para eventuais custos de manutenção.
Não esqueça de prever os custos fixos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o condomínio, caso seu imóvel seja um apartamento. Há também os seguros residenciais opcionais que cobrem problemas elétricos, hidráulicos e casos de incêndio.

Conheça nossas redes sociais!
Esse artigo foi útil? Se sim, acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!
