Veja os prós e contras.
O momento de adquirir um imóvel próprio é um dos mais decisivos da vida das pessoas, pois é um investimento alto e o local em que, muitas vezes, o comprador irá passar o resto da vida. Portanto, muitos fatores devem ser analisados antes de chegar à decisão final.
Um questionamento muito comum nesse momento é se vale mais a pena financiar o imóvel ou comprá-lo à vista. Por isso, no artigo de hoje mostraremos as vantagens de optar pela última modalidade.
Sabemos que optar pela compra do imóvel à vista é complicado, pelo fato de ser necessário dispor de um valor muito alto em mãos. Porém, ao fazer essa escolha, você:

Possui descontos
Ao ter o valor total em mãos, você garante um maior poder na hora da negociação do imóvel. Os vendedores tendem a aceitar diminuir o valor do imóvel caso seja solicitado por saberem que irão receber a quantia total à vista.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, José Augusto Viana Neto, muitas pessoas optam por juntar dinheiro para adquirir um imóvel à vista justamente para terem a condição de negociar. Inclusive, nessa modalidade de pagamento, o comprador pode fazer um cálculo de até 5% a menos do valor original do imóvel.

Evita a correção de juros
Quando o cliente opta pelo financiamento imobiliário, o valor do imóvel tende a sofrer ajustes e correções, como com a Taxa Referencial (TR) que é um indicador geral da economia do país.
Por outro lado, ao escolher o pagamento à vista, você não precisa se preocupar com esses aumentos no preço das parcelas.

Tem liberdade
Um dos principais fatores que levam as pessoas ao desejo de comprar um imóvel à vista é a liberdade de finalizar o negócio rapidamente. Pois após negociar, apresentar a documentação necessária e efetuar o pagamento o cliente não tem mais com o que se preocupar. Logo, é possível investir tempo em dinheiro em outros projetos e objetivos.
Contras
Apesar das vantagens, optar pela compra à vista do imóvel também apresenta alguns contras ao comprador. Veja quais são:

Economia do dinheiro
Muitas pessoas não têm condição de juntar o dinheiro necessário para a compra do imóvel com o valor integral. Isso acontece, por exemplo, quando pagam aluguel – não sobrando dinheiro para guardar.
Nessa situação, o ideal é fazer um planejamento mensal de gastos e verificar quanto e em que é possível economizar. Vale observar, também, se o financiamento não é mais vantajoso.

Uso do FGTS
Na compra do imóvel com dinheiro à vista, não é possível utilizar o Fundo de Garantia como parte do pagamento. Este só é possível em financiamentos. Caso tenha um valor considerável retido no FGTS e tenha planos de utilizá-lo para adquirir sua casa ou apartamento, é válido analisar outras formas.
Aumento no valor
No mercado imobiliário, é comum que os imóveis ganhem mais valorização com o tempo e com isso os valores subam. Por isso, pode acontecer do comprador juntar dinheiro por um grande período de tempo e ao finalmente chegar na meta, o empreendimento ter encarecido.

Conheça nossas redes sociais!
O conteúdo foi útil? Se sim, continue nos acompanhando em nossas redes sociais. Publicamos temas do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualizações de obras e muito mais.