Ao pensar que um imóvel geralmente é o bem mais valioso de uma família, investir em uma proteção para garantir a sua segurança é fundamental. No entanto, apesar da busca pelo Seguro Residencial ter aumentado entre os brasileiros, o percentual de residências com a proteção ativa ainda é considerado baixo.
Muitas pessoas ainda pensam que o Seguro Residencial é caro ou, por desconhecerem todas as suas coberturas, acreditam que a sua contratação não vale a pena. Pensando nisso, no artigo de hoje mostraremos as principais características e vantagens de contratar esse seguro para o seu lar e garantir mais qualidade de vida para você e sua família.
O que é o Seguro Residencial?
O Seguro Residencial é uma proteção destinada à moradia, seja ela casa ou apartamento. O seguro é fiscalizado e controlado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) e é considerado multirisco – que cobre diversas possibilidades de sinistro – por oferecer proteções tanto à estrutura física quanto ao que há dentro da propriedade.
Diferente do que muitos acreditam, essa proteção oferece um ótimo custo-benefício, principalmente quando comparado aos custos e transtornos que ele pode minimizar.
O Seguro pode ser personalizado de acordo com o perfil e necessidades do cliente, podendo combinar coberturas básicas com coberturas extras que dependem da seguradora escolhida.
Quais imóveis não são permitidos no Seguro Residencial?
- Imóveis utilizados como alojamento
- Imóveis em construção
- Imóveis tombados pelo patrimônio histórico e cultural
- Imóveis utilizados como república
Quais as vantagens do Seguro Residencial?
Coberturas Variadas
Como dito anteriormente, o Seguro Residencial oferece diversas coberturas para que o segurado escolha. As principais são contra incêndio, raio e explosões, danos elétricos, danos a vidros, roubo e furto, impacto de automóveis/aviões, vendaval, granizo e tornados.
Por ter muitas opções, o ideal é verificar quais fazem mais sentido e se adequem às suas necessidades. Por exemplo, se o bairro em que você mora é perigoso e costuma ter invasões a propriedades, uma boa opção é escolher coberturas contra roubo e furto.
No entanto, se você mora em um imóvel alugado, pode optar por uma cobertura extra de perda e pagamento de aluguel.
Assistências Emergenciais
Além das coberturas principais que citamos anteriormente, o Seguro Residencial também oferece assistências e serviços emergenciais que você pode incluir na apólice e ter auxílio para possíveis imprevistos do dia a dia.
Por exemplo, em situações em que o seu chuveiro queimar ou você esquecer a chave e ficar trancado para fora de casa, o Seguro Residencial pode te ajudar.
Há também assistências de reparo para eletrodomésticos e eletrônicos, conserto de vidros, serviços de eletricista, encanador, help desk, troca de calhas, limpeza de caixa d’água, segurança e vigilância, entre outras.
Bom custo-benefício
Você sabia que o valor do Seguro Residencial não chega a custar 1% do valor total do imóvel? E além disso, se comparado com todas as coberturas e assistências que o seguro oferece, percebe-se um excelente custo-benefício em sua contratação. Afinal, o serviço conta com assistências 24 horas, serviços de emergência e mais segurança por um investimento baixo.
Por exemplo, se você contratar por fora o serviço de um eletricista para fazer um reparo em seu imóvel, o valor total ultrapassará a mensalidade de um Seguro Residencial. Além disso, boas seguradoras tendem a contar com profissionais qualificados de empresas de confiança para oferecer tais assistências.
Indenização rápida
Quando um imprevisto acontece na nossa casa, queremos que ele seja resolvido o quanto antes. E é por isso que ter um Seguro Residencial é tão importante. Afinal, caso sua propriedade sofra algum sinistro previsto na apólice, a indenização não é burocrática.
Segundo a Susep, todas as seguradoras têm o prazo de até 30 dias corridos para efetuar o pagamento da indenização após o envio da documentação completa do segurado. Caso os documentos forem enviados corretamente, após os 30 dias você terá acesso ao valor estipulado.
Por fim, o Seguro Residencial vale a pena?
Agora que você já sabe como funciona o Seguro Residencial e todas as suas vantagens, deve ter percebido que o serviço oferece um custo-benefício extremamente vantajoso.
Por isso, se você é uma pessoa que prioriza uma se resguardar de imprevistos financeiros, recomendamos a contratação de um seguro para a sua casa ou apartamento.
Caso esteja considerando fazer a adesão do serviço, recomendamos a Corretora de Seguros Nova. Nela, você encontrará as melhores seguradoras do país por um ótimo preço.
Conheça nossas redes sociais!
O artigo foi útil? Se sim, acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!
