6 PRÁTICAS PARA TER UMA VIDA MAIS SUSTENTÁVEL

vida sustentável

Cada vez é mais falado sobre a importância de uma vida sustentável, tanto para a preservação do meio ambiente e os recursos que ele oferece, quanto para uma vida melhor para toda a sociedade.

Mas, apesar do que muitos acreditam, optar por um estilo de vida mais sustentável não é uma tarefa difícil. Pequenas trocas de hábito no dia a dia podem fazer uma grande diferença quando adotadas por mais pessoas.

Portanto, hoje trazemos algumas dicas de como adotar a sustentabilidade no dia a dia da sua casa e cooperar ativamente com a preservação do meio ambiente.

Aconchegue-se e vamos lá!

vida sustentável

Recicle e reutilize!

Você sabia que o ser humano gera de 1,4 bilhão de lixo por ano? No Brasil, são cerca de 76 milhões de toneladas de lixo, dos quais apenas 3% são reciclados.

Para diminuir esse acúmulo de lixo inutilizável, busque reduzir a quantidade do que é jogado fora e, sempre que possível, reutilize. Potes vazios e garrafas pet, após o uso, podem ser utilizados para colocar plantas.

No trabalho, por sua vez, você pode trocar os diversos copos plásticos usados diariamente para tomar café/água por uma xícara ou garrafa, por exemplo.

Outro fator importante é evitar jogar óleo fora e em vez disso separá-lo para doação. Afinal, muitas pessoas o utilizam para fabricação de sabão. Basta pesquisar o posto de coleta mais próximo da sua casa!

vida sustentável

Separe o lixo reciclável

Ainda sobre o item anterior, separar o lixo reciclável é indispensável. Mesmo sabendo da importância desse ato, muitas pessoas ainda não aderiram no seu dia a dia.

Saiba que, ao fazer isso, você ajuda a reduzir a quantidade de resíduos em aterros sanitários, evitando a poluição do meio ambiente.

Além disso, você ainda contribui com o emprego de inúmeras pessoas que sobrevivem trabalhando com coleta e separação de resíduos. E aí, te convenci? Então, basta separar seu lixo em “orgânico” e “reciclável”.

Veja exemplos de materiais recicláveis: metais, vidros, plásticos e papéis.

Diminua o uso de plástico

Um dos maiores riscos ao meio ambiente é o aumento excessivo e desproporcional do uso de plástico. Então, uma boa forma de aderir a sustentabilidade no seu dia a dia é reduzindo o seu consumo.

Sabemos que é uma tarefa difícil, visto que o plástico está presente em tudo: desde um creme para cabelo até embalagens de alimentos.

Então, sempre que possível, faça pequenas substituições. Ao comprar um refrigerante, opte por latas de metal ou garrafas de vidro; ao pedir uma refeição em aplicativos de delivery, opte por não receber descartáveis, etc.

Troque as lâmpadas da sua casa

Outra forma eficaz de aderir a sustentabilidade no seu dia a dia é trocar as lâmpadas incandescentes da sua casa por lâmpadas LED ou fluorescentes.

Elas não possuem metais pesados em sua composição e consomem apenas 8W para consumir a mesma luminosidade que uma lâmpada incandescente normal, além de durarem muito mais.

vida sustentável

Desligue seus aparelhos

Quando sair para trabalhar, estudar, para fazer uma viagem ou até mesmo em momentos ociosos, tire seus aparelhos da tomada. Os aparelhos que ficam em stand-by (ligados na tomada) consomem até 12% da energia total da casa.

Portanto, não se contente em apenas desligar deixando a “luzinha vermelha”, pois assim os objetos continuam gastando energia elétrica ainda que silenciosamente.

Avalie a posição da sua geladeira/freezer

Você sabia que a posição do seu freezer ou geladeira também pode impactar no consumo de energia? Pois é! Eles não devem estar próximos a fontes de calor, como fogão; ou de portas e janelas que favoreçam a entrada de luz solar.

Os itens citados levam a um maior calor no eletrodoméstico, fazendo com que, para manter a temperatura ideal, o termostato tenha que trabalhar mais.

E aí, pronto para ter uma vida mais sustentável a partir de hoje? Esperamos que sim!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de conteúdos do ramo imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!

SALA PEQUENA – 6 TRUQUES DE COMO DECORAR

sala pequena como decorar

Decorar uma sala pequena tende a ser um desafio para muitas pessoas. É necessário um bom planejamento e a escolha certa dos móveis para que ela fique bonita e confortável, sem ficar apertada.

Apesar disso, ter uma sala pequena também apresenta benefícios. Como: maior facilidade para fazer a limpeza, possibilidade de renovar a decoração com mais praticidade e o conforto que elas oferecem quando o morador vive sozinho ou apenas com o cônjuge.

No artigo de hoje, trazemos algumas dicas de como decorar esse ambiente da sua casa/apartamento de um jeito que fique a sua cara!

1 – APOSTE EM MÓVEIS RETRÁTEIS

Móveis retráteis são as melhores opções para cômodos pequenos. Esses móveis, além de compactos, podem ter múltiplas funções.

Assim, você traz mais funcionalidade ao ambiente e tem a liberação de um espaço livre para a circulação de pessoas no cômodo.

Dois exemplos de móveis retráteis são sofás que contam com braços que também servem como baús e poltronas que viram cama de solteiro. A última opção é útil para o caso de receber visitas. Assim, você não precisa de um quarto de hóspedes, basta “abrir” o sofá e você terá uma cama.

Uma boa alternativa, também, é apostar em baús que podem ser usados para guardar utensílios e que ao mesmo tempo sirvam como bancos.

decorar sala pequena - utilize plantas

2 – UTILIZE PLANTAS NA DECORAÇÃO

Plantas são uma ótima opção para trazer mais vida ao ambiente e, ao mesmo tempo, colaborar na decoração da sua sala pequena.

Em ambientes pequenos, plantas suspensas e colocadas na parede tendem a ser a melhor escolha. Assim, você não ocupa espaços no chão. Se optar por paredes brancas, é ainda melhor. Dessa forma, as plantas ganham ainda mais sua decoração ganha um ar “clean”.

decorar sala pequena - utilize espelhos

3 – AMPLIE A SUA SALA USANDO ESPELHOS

Você sabia que espelhos dão a sensação de que o cômodo é maior do que realmente é? Isso mesmo! Juntamente com uma parede de cor clara, os espelhos são uma boa aposta para ampliar a sua sala.

Os espelhos de forma redonda, em principal, são opções que nunca saem de moda e podem ser seus melhores amigos na decoração. Porém, é importante ter cuidado ao escolher a quantidade, para não acabar deixando o ambiente muito “carregado”.

4 – PRATELEIRAS – COMO ESCOLHER?

Em salas pequenas, o tão utilizado Rack pode ser substituído por outros móveis mais compactos. Uma boa ideia são painéis suspensos ou prateleiras, que ajudam na ampliação do ambiente e na valorização do espaço.

5 – MANTENHA AS JANELAS ABERTAS

Principalmente se a sua sala tem bastante acesso à luz natural, procure manter as janelas abertas e deixe o sol entrar. Dessa forma, o espaço se torna mais arejado e aberto. Se você não tem janela ou pouco acesso à luz solar, aposte em paredes claras que deem a mesma sensação.

decorar sala pequena - complemente a decoração

6 – COMPLEMENTE A DECORAÇÃO

Após seguir todos esses passos, complemente a sua decoração do seu jeito com aquilo que gosta. Dê preferência para itens que possam ser substituídos facilmente, como vasos, almofadas e quadros.

O mais importante, no fim das contas, é que o cômodo tenha o seu estilo!

CONHEÇA OS APARTAMENTOS ARPRE

Se você chegou até aqui, aproveite para conhecer os Apartamentos Arpre! Temos opções de todos os tamanhos e estilos e em diferentes regiões.

Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de conteúdos valiosos do mercado imobiliário.

Imóvel Pronto Para Morar – Saiba quais são as vantagens

imóvel pronto para morar vantagens

A conquista do imóvel próprio está entre as principais metas dos brasileiros. Nesse processo, muitas dúvidas e preocupações podem surgir. Por isso, faça um bom planejamento e escolha a melhor forma de negociação para você. Assim, tudo sai como esperado.

Em imóveis na planta, é comum que ocorram alguns contratempos na obra que ocasionam maior estresse, além do tempo da espera e o receio de não sair da forma que você deseja. Uma boa alternativa, nesse caso, é apostar em um imóvel pronto para morar.

No artigo de hoje, mostraremos algumas vantagens de investir em um imóvel pronto para morar. Garantimos de antemão que, ao terminar de ler, você já terá se decidido sobre qual a melhor escolha!

Imóvel pronto para morar - o que é?

Imóvel Pronto Para Morar – O que é?

Você sabe o que é um imóvel pronto para morar?

Bom, ao contrário de imóveis que ainda estão na planta, o imóvel pronto para morar é aquele que já está construído. Ou seja: você pode visitá-lo antes de comprar e ver com os seus próprios olhos se o ambiente te agrada.

Quais são as vantagens do Imóvel Pronto Para Morar?

Visita ao Imóvel antes da compra

Como dito anteriormente, em imóveis prontos para morar é possível agendar uma visita e conhecer todos os detalhes antes de fechar a compra.

Essa é uma das principais vantagens, pois não há nada melhor do que ver pessoalmente o local em que você vai morar. Assim, você tem as proporções exatas de tamanho, piso, pintura, e demais características que não são simples de observar em imóveis na planta.

Além disso, caso você fique satisfeito após a visita, poderá comprar com mais confiança e sem preocupações com surpresas futuras.

Imóvel pronto para morar - mudança imdeiata

Mudança Imediata

Em imóveis na planta, você precisa aguardar a construção do prédio e ter paciência com os prazos que podem levar anos (e até mesmo se estenderem) para se mudar.

Já em imóveis prontos para morar, a mudança pode ser imediata, fazendo com que o seu sonho seja realizado mais rápido.

Além disso, não é preciso gastar dinheiro com pisos e acabamentos, por exemplo. Ainda que você queira fazer alguns ajustes e mudanças, é possível fazer aos poucos.

Facilidade de Negociação

A negociação de unidades prontas tende a ser mais ágil, por ser o tipo de financiamento mais utilizado.

Basta uma avaliação e aprovação do banco. Após isso, o pagamento pode ser feito à vista ou mediante uma entrada e financiamento do valor restante.

Caso preferir, também é possível negociar diretamente com a Construtora escolhida.

Contato com a Vizinhança

Com a possibilidade de visitar o imóvel antes de fechar negócio, você pode aproveitar esse momento para conhecer a vizinhança!

Assim, você consegue saber os pontos positivos e negativos do condomínio, se o bairro é seguro, e se eles gostam da experiência de morar no local. Nada melhor do que a prova social para ajudar na sua decisão, não é mesmo?

Além de tudo, você ainda garante possíveis amizades com seus futuros vizinhos, o que é muito importante para uma boa convivência.

Melhor Planejamento

Ao escolher um apartamento pronto para morar, você tem a vantagem de um orçamento previsível e tem menos riscos na aquisição.

Portanto, fica muito mais fácil se planejar. É possível oferecer um valor de entrada que seja acessível para você, e financiar o restante em parcelas que não afetem o seu bolso.

Ah, e você também pode utilizar o seu FGTS!

Vale a pena comprar um Imóvel Pronto Para Morar?

E aí, depois desse artigo, o que você me responde?

É claro que mesmo com todas essas vantagens, também é preciso ficar atento a todos os detalhes ao escolher o seu apartamento ideal.

Faça uma análise do bairro em que ele está localizado, a confiabilidade da Construtora/Imobiliária, as opções de negociação oferecidas, e claro, verifique se sua disponibilidade financeira condiz com o imóvel escolhido.

Se você quer mais dicas de como escolher o apartamento ideal, clique aqui.

Conheça os empreendimentos Arpre!

Acompanhe nossas redes sociais e conheça nossos empreendimentos prontos para morar e na planta, além de posts e textos informativos sobre o mercado imobiliário. Quem sabe o seu lar ideal não esteja aqui?