Financiamento atrasado – O que fazer?

Financiamento atrasado

Para a conquista da tão sonhada casa própria, a maioria dos brasileiros opta pelo financiamento imobiliário. Porém, mesmo com um bom planejamento financeiro, imprevistos acontecem e podem fazer com que as pessoas atrasem suas parcelas: emergências médicas, desemprego involuntário, entre outros.

No entanto, o atraso no pagamento das parcelas traz consequências. Pensando nisso, no post de hoje trouxemos o que pode acontecer no caso de financiamento atrasado e como agir nessa situação. Continue lendo e saiba mais!

Quantas parcelas do financiamento posso atrasar?

A quantidade de parcelas que você pode atrasar no financiamento imobiliário varia, sendo necessário consultar todas as cláusulas do seu contrato. Porém, segundo a lei brasileira, o banco pode notificá-lo sobre a possível perda do imóvel com três parcelas atrasadas (90 dias de atraso). Após esse período, seu imóvel pode ser colocado à venda por meio de leilão.

Quais são os riscos de ter um financiamento atrasado?

Aumento do valor com juros e multas

Assim como as faturas de cartão de crédito, ao atrasar apenas uma prestação do seu financiamento imobiliário são aplicados juros e multas, elevando o valor do imóvel que foi definido durante a compra.

Caso os atrasos ocorram com frequência, a somatória dos juros podem resultar em valores muito altos, fazendo com que o morador não tenha mais condições de pagar. Para que isso não aconteça, recomendamos que você escolha um financiamento que tenha parcelas compatíveis à sua realidade e que caibam no seu bolso.

Sujar o nome

O pagamento de débitos em dia é um dos fatores mais importantes para não ficar com o nome sujo. E isso não é diferente quando falamos sobre o pagamento de prestações de um financiamento – o atraso pode fazer com que o seu nome seja cadastrado em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Quando isso acontece, instituições financeiras, bancos e empresas podem ter acesso a essa informação. O que pode ocasionar em uma recusa do banco caso solicite um empréstimo para quitar a sua dívida. Afinal, ele verá o cliente como um mau pagador.

Perda do Imóvel

Como dissemos anteriormente, muitos imprevistos podem levar as pessoas a não conseguirem pagar o financiamento imobiliário. No entanto, uma das possíveis consequências desse atraso é a perda do imóvel.

Para quem é adepto ao programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, caso atrase três prestações, pode perder a inscrição no projeto. Porém, não se desespere! Geralmente, os credores oferecem formas de negociar e auxiliar na quitação da dívida antes de tomar o imóvel.

Como negociar as parcelas atrasadas do meu financiamento?

Você sabia que caso você não consiga pagar as parcelas, é possível pedir para transferir as parcelas pendentes ao saldo devedor (aumentando as próximas prestações) ou aumentar o prazo para efetuar o pagamento?

Para isso, será necessário entrar em contato com o banco e explicar a sua situação atual e o porquê de não estar conseguindo pagar as parcelas. Caso você tenha um bom histórico com o seu banco, terá mais chances de o acordo ser aceito.

No entanto, caso seja recusado, não desanime! Também é possível fazer a portabilidade do seu financiamento para outro banco que aceite essa condição e ofereça melhores opções de pagamento da dívida. Ao informar o interesse em trocar de banco, é possível que o seu atual aceite a proposta para não perdê-lo como cliente.

Como ter seu financiamento em dia?

O segredo para ter o financiamento imobiliário em dia é, sem dúvidas, um bom planejamento financeiro. Controle todo o dinheiro que entra e sai mensalmente, e guarde uma parte para emergências – dessa forma, você não precisará utilizar o valor do financiamento para eventualidades.

Caso perceba que o valor que você recebe atualmente não supre suas necessidades e as prestações do financiamento, procure uma forma de renda extra.

Por fim, organize-se para pagar suas parcelas com pelo menos um mês de antecedência. Dessa forma, a chance de dores de cabeça futuras diminui.

Conheça nossas redes sociais!

O artigo foi útil? Se sim, acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!

Como preparar o seu apê para a chegada do inverno?

O inverno oficialmente chegou. Uma estação amada por muitos e por outros, nem tanto. Nesse momento, é hora de tirar seus cobertores e roupas mais quentes do guarda-roupas.

Mas além disso, há outras coisas que podem ser feitas na decoração e ambientação do seu apartamento para enfrentar o frio, tornando o ambiente quentinho e aconchegante.

Pensando nisso, no artigo de hoje separamos algumas dicas de como preparar o seu apê para a chegada do inverno.

Utilize tons quentes

Você sabia que utilizando as cores certas, é possível aumentar a temperatura do seu apartamento? Isso mesmo! E é por isso que os tons mais escuros são uma ótima pedida para o inverno.

Boas opções são o bege, cinza azulado, cobre e tons puxados para madeira, que além de aquecer o ambiente, também trazem a sensação de aconchego. O mesmo resultado também pode ser obtido com papéis de parede com tecido de veludo ou seda.

Para dar leveza ao ambiente, você pode mesclar esses tons com cores claras. Assim, você mantém a alegria no local e não deixa de lado o aconchego que o inverno precisa.

Aposte em mantas e almofadas

Você deve concordar que almofadas e mantas não podem faltar no clima frio do inverno.  Afinal, além de trazerem aconchego ao seu apartamento, esses itens também dão um up na decoração.

Se deseja algo mais sofisticado, opte por tecidos mais felpudos e grossos em tons claros, caso as paredes estejam com cores escuras. Assim, você terá um excelente contraste.

Use uma iluminação intimista

Velas e candelabros são ótimas opções a serem utilizadas no inverno. Pois além de proporcionarem um clima intimista e aconchegante, também aquecem o ambiente.

Use também abajures e luminárias. Eles proporcionam um aspecto agradável e convidativo nas noites frias de inverno. Se possível, opte pela coloração amarela, pois terá a sensação de um “ambiente quentinho”. As brancas, por sua vez, podem ser utilizadas em momentos que exigem concentração, como na hora de limpar a casa.

Tire as cortinas e tapetes do armário

O inverno é o momento de tirar os tapetes e cortinas mais grossas e com cores mais quentes do armário para lavar. Esses itens são ideais para aquecer o ambiente e torná-lo mais confortável. Se puder escolher, prefira materiais macios e felpudos, pois eles retém mais calor.

Conheça nossas redes sociais!

O artigo foi útil? Se sim, acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!

Como organizar uma festa junina no seu apê

Como organizar uma festa junina no seu apê

Quando o assunto é o mês de junho, um dos acontecimentos mais importantes para os brasileiros é a tradicional festa junina. A festividade é em comemoração ao dia de São João, também conhecido como “Santo Festeiro”. Nesta data, muitas pessoas comemoram com roupas, comidas e danças típicas.

E se você planeja organizar uma festa junina mas mora em apartamento, saiba que é possível  fazer um “arraiá pra lá de bão” mesmo que em um ambiente compacto. Uma boa decoração e aproveitamento dos espaços é a chave de tudo.

No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas para que a sua festa de São João seja inesquecível!

Pense no espaço disponível

Antes de tudo, é preciso considerar o espaço disponível para realizar a festa junina no seu apê. Se você tem uma varanda, por exemplo, ela pode ser utilizada para fazer um espaço temático. Caso só tenha a sala de estar, não se preocupe. Também é possível fazer uma ótima decoração nela.

O planejamento envolve também os convidados – o número de pessoas deve ser pensado de acordo com o tamanho do imóvel, para que todos fiquem confortáveis no espaço.

Busque definir quem você irá chamar com pelo menos um mês de antecedência. Com um bom planejamento, é mais provável que tudo saia da forma que você deseja, e que seus convidados possam se programar melhor.

Aposte em uma decoração temática

O segredo de uma boa festa junina está na decoração temática. Para isso, você pode aproveitar coisas que já tem em casa: como utilizar guardanapos coloridos e xadrezes para serem as bandeirinhas. Vidros de conserva podem virar vasinhos de flores e potes de plástico para servir os docinhos.

É interessante montar um ambiente decorativo para que seus convidados possam tirar fotos, assim como deixar adereços à disposição como chapéus e maquiagem, para quem quiser otimizar o look.

Por fim, busque deixar o seu apê bem colorido, com decorações temáticas e música ambiente para criar o tão adorado clima de São João e divertir os seus convidados.

Faça um cardápio para a sua festa junina

As comidas típicas de festa junina não podem faltar no seu Arraiá. O milho, por exemplo, costuma ser a atração principal desses eventos – afinal, junho é a época de colheita desse cereal.

O lado positivo dessa festa é que as comidas podem ser feitas em casa, por se tratarem de pratos simples e caseiros em sua maioria. Então, você mesmo pode preparar, ou pode solicitar que cada convidado leve um prato típico no dia da festa.

Separamos alguns pratos que você pode preparar:

  • Cachorro-quente;
  • Pipoca doce e salgada;
  • Arroz-doce;
  • Bolo de fubá/milho;
  • Maçã do amor;
  • Canjica;
  • Pamonha;
  • Pé de moleque;
  • Paçoca;
  • Caldos;
  • Quentão;
  • Vinho quente.

Faça brincadeiras típicas

As brincadeiras típicas também não podem faltar para uma festa junina perfeita.

Mesmo que o seu apartamento seja pequeno, ainda é possível fazer algumas e garantir a diversão de todos. Como sugestão, deixamos a pescaria, bingo, correio elegante, tiro ao alvo e jogo das argolas.

Conheça nossas redes sociais!

O artigo foi útil? Se sim, acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!

Como ter uma cozinha funcional? Veja 5 dicas!

como ter uma cozinha funcional

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da nossa casa. Afinal, é nela que fazemos as nossas refeições, e por vezes onde recebemos amigos e família. Por esse motivo, torná-la funcional é tão importante.

Uma cozinha funcional é aquela que traz praticidade ao dia a dia, sendo fácil de limpar e organizar – e consequentemente, trazendo mais bem estar. Esses fatores são importantes tanto para quem mora sozinho como para famílias maiores. Afinal, praticidade nunca é demais, não é mesmo?

Pensando nisso, para te ajudar no processo de tornar a sua cozinha um ambiente funcional e completo, trouxemos algumas dicas imperdíveis.

Invista em móveis planejados.

Como dissemos, uma cozinha funcional é aquela que traz praticidade. E nada mais prático do que móveis planejados. Afinal, eles são feitos sob medida para o ambiente e podem ser personalizados de acordo com o gosto do morador.

Ao escolhê-los, você poderá definir as cores, formatos, tamanhos, texturas e todos os detalhes relacionados aos móveis. Assim, o espaço será usado devidamente – o que ajudará na organização e limpeza da sua cozinha.

É importante ressaltar que você pode fazer um projeto completo e bem estruturado para a sua cozinha, não estando limitado apenas a armários planejados. A vantagem de fazer um projeto, além do aproveitamento do espaço, é a estética

Pense na disposição dos elementos.

Além dos móveis, também é preciso pensar estrategicamente para posicionar eletrodomésticos e demais acessórios como lixeira e fruteira. Afinal, um objeto no lugar errado pode te atrapalhar nos afazeres do dia a dia.

A geladeira e o freezer vertical, por exemplo, não devem ser colocados perto de janelas. Pois isso atrapalha a ventilação e prejudica a entrada de luz natural no ambiente. Além disso, também dá a impressão de que a cozinha é menor.

Por isso, é muito importante que você planeje a disposição dos itens juntamente com o projeto de móveis planejados – isso auxiliará tanto na praticidade quanto na estética da sua cozinha.

Aposte na luz natural.

Para ter uma cozinha funcional e aconchegante, invista na luz natural. Pois ao mesmo tempo que ela te ajuda a economizar energia, ela também dá a sensação de amplitude ao ambiente.

Durante o dia, abra as janelas e deixe a luz entrar. Caso também queira utilizar luzes artificiais, dê preferência à luz branca, que facilita para enxergar as sujeiras do ambiente e mantê-lo limpo.

Use prateleiras

Se você preza pela organização, as prateleiras são uma ótima escolha. Afinal, além de servirem de apoio para eletrodomésticos como torradeiras, elas também proporcionam uma visão ampla dos mantimentos e potes, facilitando a preparação de receitas.

Escolha produtos de qualidade.

Para ter uma cozinha funcional, é preciso que os produtos utilizados nela tenham uma boa usabilidade e durabilidade. Por isso, procure comprar eletrodomésticos e eletroportáteis de qualidade.

Os demais materiais também devem ser escolhidos a dedo. Escolha uma cerâmica que seja fácil de limpar. Para as bancadas, dê preferência a mármore, pois é resistente e pode durar por muitos anos.

Conheça nossas redes sociais!

O artigo foi útil? Se sim, acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!