Com a correria da rotina, muitos de nós geramos mais lixo do que imaginamos. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no ano passado, o Brasil produziu cerca de 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas. O que corresponde a 224 mil toneladas por dia.
Na busca por lares mais sustentáveis, repensar os nossos hábitos de consumo é essencial. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te mostrar estratégias para reduzir sua produção de lixo em casa.
Evite desperdícios
Para reduzir a produção de lixo, uma dica essencial é evitar desperdícios. Ao comprar alimentos, planeje suas refeições para evitar excessos e aproveite cada item ao máximo.
Fique atento às datas de validade para não perder produtos, armazene corretamente e reaproveite as sobras. Essas são práticas simples que fazem toda a diferença para um melhor aproveitamento.
Tenha um consumo consciente
O consumo consciente é outro fator essencial para a redução de lixo em casa. Por isso, evite fazer compras on-line e pedidos de delivery com tanta frequência. Dessa forma, você reduz o excesso de plásticos, papelão e gases poluentes no meio ambiente.
Uma boa opção é priorizar fornecedores locais e escolher produtos com embalagens sustentáveis. Dessa forma, você garante um estilo de vida mais consciente enquanto apoia a economia local.
Separe o material reciclável e lixo eletrônico
Muitas pessoas já adotaram a coleta seletiva na rotina de suas casas. No entanto, é sempre importante reafirmar a importância dessa atitude.
Separe plásticos, vidros, metais e papéis e busque saber o dia da coleta para que esses materiais não sejam levados para o lixo orgânico. Ao destinar corretamente esses resíduos, você garante que a reciclagem aconteça e evita a sobrecarga de aterros sanitários.
Além disso, lixos eletrônicos como pilhas, baterias e demais componentes eletrônicos também precisam ser levados a locais específicos para descarte, para impedir a liberação de substâncias tóxicas no meio ambiente.
Reaproveite embalagens
Para reduzir o desperdício diário – e consequentemente, o lixo – uma boa prática é reaproveitar embalagens. Caixas, sacolas e potes de vidro são alguns materiais que podem ganhar uma nova utilidade. O último, por exemplo, é uma ótima opção para guardar temperos e molhos caseiros.
Além de diminuir a produção de lixo, ao reaproveitar embalagens você também economiza recursos.
Desapegue do que não usa mais
Por último mas não menos importante, o desapego de roupas, eletrônicos e itens sem utilidade é uma forma de evitar o acúmulo desnecessário e a produção de lixo. Quando em boas condições, uma boa opção é doá-los para quem precisa. Dessa forma, além de liberar espaço em casa, você também evita que esses itens acabem em aterros.
E aí, você está pronto para adotar essas práticas simples e fazer a diferença? Comece hoje a construir uma rotina mais sustentável!
Siga nossas redes sociais!
O artigo foi útil? Se sim, acompanhe a Arpre nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos do mercado imobiliário, dicas de decoração, atualização de obras e muito mais!
